A 3M usa cookies neste site. Os provedores de serviços deste site e os selecionados pela 3M instalam cookies contendo arquivos de texto no seu computador para reconhecer o computador e:

  • ● Personalizar sua experiência em sites da 3M.

  • ● Exibir anúncios de seu interesse.

  • ● Coletar informações estatísticas anônimas para aprimorar a funcionalidade e o desempenho do site.

Saiba os benefícios de aceitar estes cookies

Os sites da 3M usam cookies para oferecer suporte:

  • ● 'Lembre-me' - que permite você fazer login em visitas repetidas, usando um login seguro.

  • ● Salvando as suas escolhas anteriores e dando recomendações para produtos e serviços 3M de seu interesse.

  • ● Garantindo para você os recursos de compartilhar páginas e publicar comentários.

Você pode alterar as configurações dos seus cookies a qualquer momento, clicando em Preferências de cookies.

Alguns opt-outs podem falhar devido às configurações de cookies do seu navegador. Se você quiser configurar preferências de opt-out usando esta ferramenta, precisa permitir cookies de terceiros na configuração do seu navegador.

Ao clicar em Aceitar e Prosseguir, você confirma que entendeu as configurações de cookies e concorda com elas, conforme indicado à esquerda.

3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

Que tal aplicar o
design thinking
na prática?

Desde a década de 60 diversos campos de estudo (design, administração, engenharia e antropologia) começaram a entender melhor a forma de usar a abordagem de design para resolver problemas. Durante a década de 90 e 2000 os métodos relacionados ao “pensamento do design” foram expandidos para diversos campos e em 2005 e 2007 as primeiras escolas de “design thinking” foram criadas.

A receita do bolo

Antes de tudo:

Design Thinking é um processo iterativo centrado no ser humano e suas etapas devem ser experienciadas e recombinadas de acordo com o seu desafio. Então, estude o passo a passo mas não fique preso a ele. Como toda boa abordagem para a inovação, o “Design Thinking” parte sempre da realidade de cada caso.

Aprenda as etapas e aplique-as ao seu momento.

  • Etapa 01

    Tudo começa com um desafio

    Quando percebemos melhor a inovação?

    Quando ela traz algo que transforma ou melhora nossa vida, quando ela soluciona uma dor real. Por isso, parta sempre de um desafio real, um problema real.
    Para iniciar o processo, defina seu desafio de forma objetiva o suficiente para que ele indique um caminho, e ampla o suficiente para que surpresas possam surgir. Nunca esqueça: o desafio deve nortear suas pesquisas, não restringir sua visão.
    Por fim, defina claramente o que vai fazer com que a sua entrega seja avaliada positivamente. Afinal, toda inovação que traz uma solução ajuda a fazer o mundo melhor para alguém, não é mesmo?

  • Etapa 02

    Pesquise com as pessoas certas

    Nessa fase, mergulhar no problema é fundamental. Para compreender tudo sobre ele, comece pelas pessoas a quem ele se relaciona.
    Seja como uma mosca na parede: observe as pessoas e como lidam com o problema. Acompanhe suas jornadas. Entreviste tanta gente quanto puder. E lembre-se: toque o lado emocional. É quando falam do que sentem, de suas motivações internas, que as pessoas dizem o que realmente pensam.
    Esta é uma fase que traz muitas (novas) dúvidas para a mesa. E isso é bom.
    Reúna seu time, examine bem o porquê delas e compartilhe os pontos interessantes que cada um conseguiu descobrir.

  • Etapa 03

    A parada estratégica

    Atenção:

    Nada de se apressar e pular essa etapa, ok?
    Agora que você tem em mãos muitos, muitos dados, acenda a luz amarela e pense: seu desafio inicial realmente reflete o problema das pessoas, mercado ou situação que você está abordando?
    Essa pausa para refletir, reformular o desafio e acertar seu ponto de vista é fundamental. Inspire-se em outros casos, pessoas e empresas que já enfrentaram desafios parecidos com o seu. Assim, você seguirá em frente com uma visão mais clara.

  • Etapa 04

    Agora sim, é hora de criar

    Você já tem informação suficiente, seu desafio está muito bem definido e conectado com aspessoas?
    Então chegou a hora de trabalhar nas ideias. Atenção: ideias, no plural. Aborde diferentes aspectos do seu desafio e você vai gerar muitas ideias para resolvê-lo. Ao mudar o contexto, você melhora e amplia seu universo de possibilidades. Uma dica: escreva, desenhe, faça protótipos, transforme as ideias em materiais tangíveis. Isso ajuda o time a entender melhor o problema e faz surgir novas ideias.

  • Etapa 05

    1, 2, 3, testando!

    Chegou a hora de ver
    como sua ideia funciona.

    Navegue pelas frases abaixo.

  • 01

    Leve seus protótipos para o mundo e avalie quais são seus pontos fortes e fracos.

  • 02

    Não se esqueça de testar com pessoas que convivem com o problema que você quer resolver. São elas que realmente podem contribuir com boas percepções e insights.

  • 03

    Por fim, não tenha medo das respostas. Muitas vezes, essa etapa vai mostrar que sua ideia ainda precisa de mudanças. Portanto, abrace a iteração até obter a melhor solução.

Pensa que
acabou?

O Design Thinking

não é uma receita que você faz uma vez e pronto.

É uma forma de pensar e abordar problemas. Transforme essas etapas em um hábito, mantenha-se curioso, aberto às mudanças e as contribuições das pessoas. E veja a inovação surgir cada vez mais naturalmente.

Quer aprender mais?

Assista aos vídeos a baixo e tenha muito mais conhecimento.

Veja Também

X

Faça seu login

Para acessar essa área, é necessário fazer seu login. Se você ainda não se cadastrou no portal 3M Inovação, você pode fazê-lo clicando no botão abaixo.

Login com redes sociais

Login com E-mail

Ainda não sou cadastrado

Cadastre-se agora

Comentários

Junte-se à discussão com os aprendizes desta lição.

Ordenar por:
José Rene De Oliveira Experiência: 0 Ranking: 1º
Gostei, ampliou meus raio de visão. Muito obrigado
🔵 Nathalia Lima Guimarães Experiência: 0 Ranking: 1º
Os fóruns virtuais, os espaços coworking, a economia colaborativa são a prova de que boas ideias são geradas a partir de conexões e amadurecem mais rápido nesses ambientes de troca.
Karina Bonardi Experiência: 1460 Ranking: 242º
O Design Thinking estimula a utilização da criatividade para a geração de inovação e imersão na experiência do cliente, proporcionando efetividade na resolução dos problemas.
Eduardo Viegas Experiência: 0 Ranking: 1º
Quem vivencia este processo, sabe que tem muito a ganhar. Pena que algumas empresas não utilizam esta poderosa ferramenta, por ser uma mudança cultural, tem que vir de cima para baixo da pirâmide.
Paulo Fanis Experiência: 715 Ranking: 385º
O Design Thinking é uma metodologia orientada à prática, mas que também se baseia na reflexão minuciosa dos problemas que se pretende resolver. Outro ponto interessante é que trabalha com questionamentos e desafios às suposições preestabelecidas. A diversidade de ideias e pontos de vista estimula a criatividade e o surgimento de propostas de solução inovadoras.
Letícia Alessandra Gonçalves Experiência: 0 Ranking: 1º
Excelentes TED's talks!
Marcos Todeschi Experiência: 0 Ranking: 1º
Muito interessante A abordagem é clara sobre a necessidade de entender o problema, o que incomoda realmente e o que as pessoas desejam ou como poderiam ter uma vida melhor se aquele problema for resolvido Isso garante valor para um produto ou serviço E fundamental é testar a(s) ideias em campo Prototipação é a regra é a prova de fogo!
GINILDETE MANAIA LEITE DOS SANTOS Experiência: 0 Ranking: 1º
Sobre Design Thinking só tenho a dizer que , é uma ferramenta maravilhosa que faz com que as pessoas comecem a pensar fora da caixa.
Markson Gonçalves Lima Experiência: 0 Ranking: 1º
Não conhecia o método...
Paulo Manoel Dias Experiência: 685 Ranking: 433º
Tenho estudado o design thinking e aplicado em partes. Vale "muito" a pena ler um pouco mais sobre a metodologia. Sugiro a leitura do livro Design Thinking de Tim Brown, que traz não apenas os conceitos e técnicas mas também um grande número de casos de aplicação. E aproveitem para visitar o Blog que mantenho sobre Gestão da Inovação, desde 2010: http://ferramentasparainovar.blogspot.com.br/
Carregar mais
Topo
X

Faça seu login

Para acessar essa área, é necessário fazer seu login. Se você ainda não se cadastrou no portal 3M Inovação, você pode fazê-lo clicando no botão abaixo.

Login com redes sociais

Login com Facebook Login com Linkedin

Login com E-mail


Ainda não sou cadastrado

Cadastre-se agora