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3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

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Milennials: como reter os colaboradores dessa geração

12/04/2018

A geração dos millennials, aquelas pessoas nascidas depois dos anos 80, vem tomando lugar de destaque nas empresas. Para gestores em geral, o desafio de motivar e reter esses colaboradores é grande e demanda cautela e dedicação contínua.

Inquietos, eles não hesitam em sair de um emprego em que estão insatisfeitos - seja com a função, o salário, os colegas de departamento ou até a distância entre a casa e o trabalho. Movidos a desafios, eles não são fieis ao ambiente de trabalho e ao registro em carteira, como a geração anterior. Isso torna o desafio de retenção ainda maior.

Para essa geração, não basta viver uma rotina. Eles sentem que se não estiverem crescendo naquele ambiente, aprendendo ou se desenvolvendo, não faz sentido continuar ali. De acordo com o estudo Millennial Survey, publicado pela Deloitte em 2015, apenas 28% dos jovens afirmam que as empresas em que trabalham utilizam todos os seus conhecimentos e habilidades no dia a dia.

Fica claro que, mais do que um emprego, o trabalho precisa ter significado. O jovem precisa se sentir bem no ambiente, na função que exerce dentro da área de atuação da empresa e na forma como é tratado por seus superiores. As lideranças precisam ter isso em mente para se adaptarem.

Segundo a pesquisa, realizada com futuros líderes de 29 países sobre a liderança e a forma como as empresas operam e impactam a sociedade, cerca de 77% dos jovens revelaram que o propósito da empresa em que trabalham foi uma das razões para a terem escolhido.

Empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT) são as que mais atraem os milennials, com 33% de preferência. Para 10% deles, o setor de alimentos e bebidas também é promissor. Em terceiro lugar estão os serviços bancários e financeiros, com 8%. O estudo revelou ainda que as grandes multinacionais são menos atrativas para os millennials, principalmente devido às burocracias dos modelos de negócio, lideranças engessadas e processos antigos. Eles buscam horários flexíveis, ambiente de trabalho favorável e autonomia.

A 3M, por exemplo, permite que os funcionários trabalhem em horários flexíveis, de acordo com suas necessidades. Além disso, criou em sua fábrica de Sumaré (SP) a Alameda Saber Viver, um espaço com serviços de conveniência como salão de beleza, massagem e barbearia, hortifruti de produtos orgânicos, loja com produtos de papelaria e serviço de lavagem de veículos, entre outras facilidades.

Além disso, as empresas precisam oferecer desafios e oportunidades onde eles sejam capazes de aprender, utilizar esses conhecimentos para se desenvolver na carreira e atuar de maneira a contribuir positivamente com a sociedade. Incentive ações voluntárias e atividades que estejam relacionadas a área de atuação da sua empresa. Promova eventos, discussões e debates em que eles possam participar e opinar sobre o mercado, dar ideias, sugerir projetos e melhorias nos processos em que estão inseridos.

Os milennials serão líderes em um futuro não tão distante e terão um perfil bem diferente dos líderes atuais. No lugar de conhecimento técnico e bem reconhecidos no mercado, eles serão estrategistas, com visões de negócio modernas e inspiracionais.

O que você tem feito para engajá-los e retê-los?

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Comentários

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Ordenar por:
Freddy Charles Alves Experiência: 15310 Ranking: 17º
Muito Bom
Ery Jardim Experiência: 16045 Ranking: 14º
Muito bom? Muito bom, o quê?
Ery Jardim Experiência: 16045 Ranking: 14º
Esta geração precisa entender que a forma "orgânica" que querem estabelecer é inviável. Não há emprego para todos, ainda mais, empregos que reúnam características "desejáveis". Vejo muito desta geração sendo idealistas com o dinheiro, moradia e logística do pais.
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