A 3M usa cookies neste site. Os provedores de serviços deste site e os selecionados pela 3M instalam cookies contendo arquivos de texto no seu computador para reconhecer o computador e:

  • ● Personalizar sua experiência em sites da 3M.

  • ● Exibir anúncios de seu interesse.

  • ● Coletar informações estatísticas anônimas para aprimorar a funcionalidade e o desempenho do site.

Saiba os benefícios de aceitar estes cookies

Os sites da 3M usam cookies para oferecer suporte:

  • ● 'Lembre-me' - que permite você fazer login em visitas repetidas, usando um login seguro.

  • ● Salvando as suas escolhas anteriores e dando recomendações para produtos e serviços 3M de seu interesse.

  • ● Garantindo para você os recursos de compartilhar páginas e publicar comentários.

Você pode alterar as configurações dos seus cookies a qualquer momento, clicando em Preferências de cookies.

Alguns opt-outs podem falhar devido às configurações de cookies do seu navegador. Se você quiser configurar preferências de opt-out usando esta ferramenta, precisa permitir cookies de terceiros na configuração do seu navegador.

Ao clicar em Aceitar e Prosseguir, você confirma que entendeu as configurações de cookies e concorda com elas, conforme indicado à esquerda.

3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

O que é inovação?

Inovação é quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é viável do ponto de vista econômico e sustentável e oferece retorno financeiro às empresas. Ou seja, toda inovação precisa gerar resultados.
Inovação não é invenção, nem descoberta. Ela pode requerer estes conceitos, e frequentemente isso acontece. Mas o seu foco não é o conhecimento, e sim o desempenho econômico. A primeira aplicação de uma inovação deve ser a estratégia, aproximando-se ao máximo do seu ideal. Mas, para que uma invenção seja considerada uma inovação, seus clientes precisam reconhecer o valor de todo o seu investimento.

Considerado o “Pai do Post It”, Geoff Nicholson foi um dos líderes que mais incentivaram a inovação na 3M. Com quase quarenta anos de atuação na companhia, Geoff chegou a vice-presidência internacional, inspirando pessoas e processos.
“inovação é transformar conhecimento em dinheiro.”
Geoff Nicholson

[ INOVAÇÃO = SOLUÇÃO DE PROBLEMAS + VIABILIDADE ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL + LUCRO FINANCEIRO ]

Ciclo de Inovação

Agora que você já sabe o que é uma inovação, conheça as fases que a sua ideia precisa percorrer até ser considerada uma inovação.

Navegue pelas setas para conhecer todas as etapas.
  • 1Criatividade
  • 2Invenção
  • 3Inovação

Primeiro você precisa ter uma boa idéia. Entender o cliente e pesquisar o mercado é essencial para gerar os insights e direcionar a energia para trabalhar nas maiores necessidades. Analise os processos necessários para que ela seja viabilizada e avalie se ela impactará positivamente nos negócios.

Depois de analisar o seu projeto sob todos os pontos de vista, chega a hora de pesquisar. Nesta fase, você precisa tirar a idéia do papel e concretizá-la. Com pesquisa e estudos, é preciso aperfeiçoar conceitos, criar protótipos, testar suposições para transformar o sonho inicial em realidade.

Se a sua ideia foi lançada, e obteve resultados positivos, significa que foi criado valor. As pessoas querem adotar a inovação e incorporá-la na sua rotina. Neste momento do ciclo de inovação, é o mercado que vai dizer se o seu projeto foi bem aceito através dos resultados que ele renderá a sua empresa. Caso o resultado seja positivo, parabéns! Você tem uma inovação.

Inovações de vida curta

Você já sabe o que é uma inovação. Agora, vamos mostrar o que não é uma inovação.

Melancia quadrada
Por que será que não encontramos nas quitandas brasileiras? Será que era difícil de carregar? Muito cara?
O que você acha?

Manteiga na bisnaga
A bisnaga de manteiga não se tornou um sucesso. Por que será que ela não vingou?

  • Um produto nunca será considerado uma inovação se não for absorvido pelo mercado. Quando isso acontece é preciso analisar os motivos e reformular o produto a partir das percepções do consumidor.

  • Parece uma ótima ideia, mas você já viu ela no mercado?

Fita Crepe 3M: Da oficina para o mundo

Você já sabe que para criar uma inovação é preciso entender as necessidades do cliente. Foi assim que a 3M desenvolveu a Fita Crepe, um produto que tornou-se uma inovação.

Tudo começou em 1923, quando Richard Drew, funcionário da 3M, acompanhava o dia a dia das oficinas automotivas.

Richard observou o trabalho dos pintores e ficou intrigado com a dificuldade para pintar os automóveis em duas cores: enquanto uma cor era pintada era preciso proteger a outra parte, utilizando jornal na própria lataria do carro.

Após dois anos de trabalho, nasceu a primeira fita crepe: uma combinação de papel e adesivo que, depois de ser colada, era removida com facilidade, sem danificar a superfície.

A Fita Crepe tornou-se um produto multiuso, com aplicações domésticas e industriais, atendendo os mais diversos mercados.

Veja Também

X

Faça seu login

Para acessar essa área, é necessário fazer seu login. Se você ainda não se cadastrou no portal 3M Inovação, você pode fazê-lo clicando no botão abaixo.

Login com redes sociais

Login com E-mail

Ainda não sou cadastrado

Cadastre-se agora

Comentários

Junte-se à discussão com os aprendizes desta lição.

Ordenar por:
DJENANE FILUSZTECK Experiência: 0 Ranking: 1º
Alguem ja desenvolveu algum conteúdo didático e simples que mostre a diferença entre descoberta, invenção e inovação? Se puderem me ajudar, agradeço
DJENANE FILUSZTECK Experiência: 0 Ranking: 1º
incrível esse material do ciclo da inovação.
Murilo Andrade Experiência: 0 Ranking: 1º
Os "steps" para as coisas inovadoras estão perfeitamente descritas neste artigo. Pode-se notar também o quão determinante é ter profissionais que possam dar ideias sem medo, sejam audazes para pôr em prática o que vier à cabeça. O imenso portfólio de produtos da 3M é resultado de uma cultura muito bem implantada, que dá frutos e facilita a vida das pessoas.
Paulo Vitor Experiência: 95 Ranking: 866º
Só tem verdades nesse texto.
Ery Jardim Experiência: 16045 Ranking: 14º
Incrível os conteúdos da 3M Inovação. Parabéns!
Christian Bundt Experiência: 35 Ranking: 1723º
Acredito que a vinculação "total plugged" entre inovação e resultado financeiro é um tanto reducionista. Hoje temos tantas perspectivas na vida humana (relacionadas a gênero, meio ambiente, espiritualidade) que não consigo perceber assim. Mas a "teoria" está bem explicada e tem explicações suficientes para entendermos como ela foi estrutura e é aplicada. Aceitar é algo mais voltado à epistemologia da inovação. Muito legal. Gosto de ver jeitos diferentes de pensar, desde que se consigo entendê-los.
Fernando José Melo Experiência: 725 Ranking: 374º
É muito importante diferenciarmos invenções de inovações.... Muitas vezes o conceito é confundido.... Mas basicamente se não dá dinheiro ou não se tem nenhum benefício não passa de invenção ....
Renata Funchal Camargo Experiência: 9305 Ranking: 43º
Interessante ressaltar as "inovações" que não vingaram...
É importante levar em consideração como parte da cadeia de aprendizado...
Admin Experiência: 625 Ranking: 546º
Concordamos com você, Renata! Erros devem ser levados como aprendizado, sempre, para que possamos crescer e inovar cada vez mais!
Rubens Mendonça Experiência: 9305 Ranking: 42º
Fica claro que parte fundamental do processo inovador é a observação. Antes, o Richard observava a pintura nas oficinas. Hoje, temos acesso a resultados de pesquisas que podem ser os alicerces da mudança.
Admin Experiência: 625 Ranking: 546º
Ótima colocação, Rubens!
Sidnei Aparecido Felix Experiência: 610 Ranking: 570º
Numa análise bem fria, os clientes não se interessam por nossa empresa, eles não se interessam pelo sucesso da nossa empresa, e, tão pouco, pelos produtos ou serviços de nossa empresa. Eles se preocupam exclusivamente com eles mesmos, pelas solução dos seus problemas e conquista dos seus objetivos. O papel que a 3M desempenha, nesse contexto, é de ajudar os seus clientes a resolverem seus problemas e alcançar os seus objetivos através da Inovação, se tornando assim, imprescindível para a manutenção dos negócios desses clientes.
Carregar mais
Topo
X

Faça seu login

Para acessar essa área, é necessário fazer seu login. Se você ainda não se cadastrou no portal 3M Inovação, você pode fazê-lo clicando no botão abaixo.

Login com redes sociais

Login com Facebook Login com Linkedin

Login com E-mail


Ainda não sou cadastrado

Cadastre-se agora